terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Saltos no Tempo - Bloco o Passo


O trabalho Saltos no Tempo com o Bloco do Passo é muito interessante e bem dinâmico. É um método de Educação musical criado por Lucas Ciavatta em 1996, e atualmente é bastante utilizado no Brasil e no Exterior. Essa partitura é um verdadeiro exemplo de trabalho em equipe, no qual percebemos uma grande concentração, agilidade, habilidade, harmonia, sincronismo, disciplina, são inúmeras qualidades que podemos destacar deste tipo de trabalho e que são imprescindíveis para o desenvolvimento cognitivo e corporal do indivíduo. Achei muito bom o vídeo e bem interessante. Através dos slides conseguimos ter uma idéia espacial de como é desenvolvida e da entrevista podemos perceber as várias possibilidades de aprendizagens que estão presentes neste trabalho do Passo, o que facilitou muito seu entendimento e assimilação.
De acordo com Ciavatta, a necessidade de criação do Bloco o Passo surgiu num momento de percepção das dificuldades de aprendizagens de seus alunos. O que o inquietou bastante e o levou a desenvolver esse desafio, criando o Bloco do Passo, no qual o aluno é um agente ativo na construção de seu próprio conhecimento. A compreensão desta partitura, não é algo simples, é preciso muita disciplina, criatividade e autonomia, pois quem aprende se apropria não apenas do conhecimento, mas também do processo pelo qual adquiriu tais conhecimentos.
Este magnífico trabalho mostra que é uma atividade que se encontra inacabada e que ao se ensinar, se aprende, todos ao mesmo tempo em cooperação, da mesma forma que desperta a criatividade e novas idéias surgem a todo instante. O grupo demonstra que com ritmos e sons, através de movimentos coordenados usando apenas os pés e as mãos, que é possível de maneira simples e ordenada realizar um bom trabalho e obter excelentes resultados, desde que haja cooperação por parte de todos, pois o processo ensino aprendizagem exige disciplina e determinação, para que aconteça uma aprendizagem significativa.
A metodologia apresentada no Passo, na qual integra corpo, música, movimento e ritmo na sistematização e construção do conhecimento, promovendo uma aproximação com o universo sonoro e criando um efeito visual envolvente, é algo supreendente e que nos leva a refletir sobre as possibilidades das linguagens expressa para o desenvolvimento da autonomia do educando. E mostre que devemos respeitar as diferenças, já que nem todos apreendem e aprendem de maneira igual, pois cada um tem seu tempo certo.
O trabalho do professor Lucas e do Bloco do Passo nos dá uma demonstração do quanto podemos inovar na nossa prática pedagógica e ao mesmo tempo criar situações positivas, através do uso da imaginação e das habilidades de cada um, desta forma refletindo no resultado de todo o grupo. Na medida em que motivamos, desafiamos os alunos na construção do conhecimento ou da superação de suas dificuldades, estamos dando a eles a oportunidade de trilhar novos caminhos para o enfrentamento dos desafios diários, sendo mediadores do seu processo ensino-aprendizagem. Podemos inferir através deste trabalho do Bloco o Passo, que o trabalho com a utilização de tecnologias fica enriquecedor, quando bem planejado e avaliado, promovendo resultados inimagináveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário