Objetivando analisar as estruturas socioculturais que envolveram a execução da atividade de pesquisa na internet é que foi elaborado este relatório, o qual vem apresentar as especificidades observadas durante duas aulas, entre planejamento e execução, no dia 11/11/2009, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado no município de Ipiaú-Ba, realizada na 3º série E do Ensino Médio, com uma turma composta de 30 alunos, entretanto freqüentes são somente 25 alunos, sendo mais mulheres do que homens com a faixa etária variando de 17 a 35 anos, no turno noturno. O colégio fica situado num bairro onde a população é classificada como classe média baixa e a maioria dos alunos moram em suas proximidades, sendo estes na sua maioria também de baixa renda e que precisam trabalhar durante o dia.
A atividade começou com a divisão dos alunos e agrupamentos em trio. Primeiro, receberam o roteiro da aula entregue pelo professor, então leram e tiraram as dúvidas. Logo após começaram a executar a tarefa. Observou-se que alguns não sabiam ligar e nem manusear o computador, mas aos poucos foram ganhando confiança e com auxílio da professora e dos colegas conseguiram realizar a atividade.
As instalações físicas do colégio são boas, entretanto o laboratório de informática esta bastante defasado e precisando de uma reforma e máquinas novas com urgência. A defasagem dos equipamentos é um fator prejudicial, pois impossibilita o ensino-aprendizagem em outro ambiente escolar.
Nota-se que a grande dificuldade na aplicação da atividade, encontrava-se no campo da infra-estrutura do laboratório de informática, como já mencionado anteriormente, as instalações físicas são um pouco antiquadas e defasadas, o que impede o desenvolvimento de um trabalho mais dinâmico, criativo, produtivo. Muitos equipamentos não funcionavam, mas o professor conseguiu conduzir bem a atividade e os alunos foram os responsáveis pelo ritmo da mesma.
A turma, em geral, desde o início demonstrou um alto teor de crítica e participaram da aula, salvo alguns alunos que ainda com certa reserva não participavam ou debatiam, o que dificultou a princípio um pouco o bom andamento da atividade, mas depois foram se soltando e conseguiram realizar. No entanto, demonstraram um grande entrosamento com os colegas e o professor, durante a realização da atividade no grupo. Os alunos demonstraram facilidade na compreensão e assimilação do conteúdo, principalmente nas discussões no grupo e gerais, além de deixarem transparecer que gostaram muito da atividade de pesquisa orientada.
Foi constatado um grande entusiasmo e interesse na atividade. Por ser uma forma nova de atividade foi bem aceita e todos se envolveram na sua execução. Notamos que os alunos compreenderam bem o foco e a proposta da atividade, consequentemente elaboraram bons textos, demonstrando coerência e clareza de acordo com o tema estudado.
Nota-se que a relação do grupo foi muito boa, na medida do possível colaboravam para o andamento do trabalho. Houve grupos em que realmente o texto, foi uma construção grupal, no qual notamos presente as idéias de cada um.
Os objetivos foram alcançados, na medida em que através das novas descobertas ou dos novos conhecimentos assimilados, os alunos puderam participar, debater, criar, ou seja, desenvolver inúmeras competências e aprendizagens, já que alguns não sabiam manusear o computador ou mesmo fazer uma pesquisa, muito menos digitar. E ao final com apoio e confiança, puderam realizar com êxito, o que foi uma grande vitória para muitos naquele momento.
Dado o exposto, observamos que há uma grande necessidade de desenvolvimentos de projetos como esse, para integrar o planejamento nas escolas. Hoje devemos lembrar que as mudanças são necessárias e importantes, portanto, devem ser sugeridas e colocadas em prática, para que haja uma aprendizagem significativa dos nossos educandos.
A atividade começou com a divisão dos alunos e agrupamentos em trio. Primeiro, receberam o roteiro da aula entregue pelo professor, então leram e tiraram as dúvidas. Logo após começaram a executar a tarefa. Observou-se que alguns não sabiam ligar e nem manusear o computador, mas aos poucos foram ganhando confiança e com auxílio da professora e dos colegas conseguiram realizar a atividade.
As instalações físicas do colégio são boas, entretanto o laboratório de informática esta bastante defasado e precisando de uma reforma e máquinas novas com urgência. A defasagem dos equipamentos é um fator prejudicial, pois impossibilita o ensino-aprendizagem em outro ambiente escolar.
Nota-se que a grande dificuldade na aplicação da atividade, encontrava-se no campo da infra-estrutura do laboratório de informática, como já mencionado anteriormente, as instalações físicas são um pouco antiquadas e defasadas, o que impede o desenvolvimento de um trabalho mais dinâmico, criativo, produtivo. Muitos equipamentos não funcionavam, mas o professor conseguiu conduzir bem a atividade e os alunos foram os responsáveis pelo ritmo da mesma.
A turma, em geral, desde o início demonstrou um alto teor de crítica e participaram da aula, salvo alguns alunos que ainda com certa reserva não participavam ou debatiam, o que dificultou a princípio um pouco o bom andamento da atividade, mas depois foram se soltando e conseguiram realizar. No entanto, demonstraram um grande entrosamento com os colegas e o professor, durante a realização da atividade no grupo. Os alunos demonstraram facilidade na compreensão e assimilação do conteúdo, principalmente nas discussões no grupo e gerais, além de deixarem transparecer que gostaram muito da atividade de pesquisa orientada.
Foi constatado um grande entusiasmo e interesse na atividade. Por ser uma forma nova de atividade foi bem aceita e todos se envolveram na sua execução. Notamos que os alunos compreenderam bem o foco e a proposta da atividade, consequentemente elaboraram bons textos, demonstrando coerência e clareza de acordo com o tema estudado.
Nota-se que a relação do grupo foi muito boa, na medida do possível colaboravam para o andamento do trabalho. Houve grupos em que realmente o texto, foi uma construção grupal, no qual notamos presente as idéias de cada um.
Os objetivos foram alcançados, na medida em que através das novas descobertas ou dos novos conhecimentos assimilados, os alunos puderam participar, debater, criar, ou seja, desenvolver inúmeras competências e aprendizagens, já que alguns não sabiam manusear o computador ou mesmo fazer uma pesquisa, muito menos digitar. E ao final com apoio e confiança, puderam realizar com êxito, o que foi uma grande vitória para muitos naquele momento.
Dado o exposto, observamos que há uma grande necessidade de desenvolvimentos de projetos como esse, para integrar o planejamento nas escolas. Hoje devemos lembrar que as mudanças são necessárias e importantes, portanto, devem ser sugeridas e colocadas em prática, para que haja uma aprendizagem significativa dos nossos educandos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário