O vídeo
“Televisão como vitrine” aborda o significado atual das novas tecnologias da
informação e comunicação num contexto de mudanças, ou seja, o uso adequado da TV,
bem como sua importância na vida das pessoas atualmente. O vídeo nos permite
refletir sobre a televisão, nos lembrando que esta, tem papel imprescindível e
estratégico na ligação das pessoas com o mundo/ realidade.
O
uso de tecnologias oferece à escola, professores e comunidade educativa um meio
para facilitar a comunicação, superar limites de espaço e tempo, aproximando-a
da sociedade e tornando-a cada vez mais envolvida e participativa. A tecnologia
na educação requer um olhar mais abrangente, ampliando formas de aprender e de
ensinar que atendam aos paradigmas de uma sociedade do conhecimento,
caracterizada pela diversidade, integração e pela complexidade.
A televisão expressa para várias pessoas da
sociedade os símbolos, valores e identidades que combinam ou não com eles, que
gostam ou não, o que provoca uma dicotomia da visão sobre ela, sendo assim,
valorizada ou desprezada, amada ou odiada, por alguns. Nesse contexto, podemos
afirmar que a escola sofre influências diversas das mudanças atuais, advindas
da cultura e influi também, na proporção que se abre para um novo significado
das perspectivas modernas sobre a razão, a produção do conhecimento e da
comunicação.
Na sala
de aula, a televisão e o vídeo são ferramentas audiovisuais do uso pedagógico
do professor e os programas educativos somados a esse significado, contribuem
bastante para o aprendizado em sala de aula. Através deles podemos trabalhar em
sala de aula com diversos assuntos e temas, e cabendo a nós professores saber
escolher o vídeo certo e relacioná-lo ao assunto abordado na aula.
O
vídeo educativo serve para a mobilização de alunos e professores na utilização
das novas tecnologias, diversificando os recursos didáticos-pedagógicos
disponíveis, aproximando o coletivo da escola da cultura do áudio visual,
através de outros olhares, principalmente o educacional.
A
linguagem da TV e do vídeo abre novas perspectivas de aprendizagens para alunos
e professores, com utilização de recorte de imagens, som, teatralização,
ilustração da fala, representação de sentimentos, animações, cenários, cores e
relações interpessoais. Permite também (re)leituras, (re)interpretação que
enriquecerão os debates e a prática educativa quando bem utilizados.
Diante da
questão atual de significado e importância da TV e do vídeo na escola, deve ser
elaborada uma proposta de aprendizagem propondo uma (re)significação, um
sentido pedagógico, com o uso dos programas da televisão corretos e de vídeos
educativos, para que a educação de fato atinja o objetivo de formar cidadãos
críticos e autônomos, nas leituras que fazem do mundo e da realidade. Sendo assim,
a TV e os vídeos são capazes de proporcionar uma pluralidade cultural e
variedade de interpretações na construção do conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário