quinta-feira, 28 de junho de 2012

Olá Pessoal!


O vídeo “Televisão como vitrine” aborda o significado atual das novas tecnologias da informação e comunicação num contexto de mudanças, ou seja, o uso adequado da TV, bem como sua importância na vida das pessoas atualmente. O vídeo nos permite refletir sobre a televisão, nos lembrando que esta, tem papel imprescindível e estratégico na ligação das pessoas com o mundo/ realidade.
O uso de tecnologias oferece à escola, professores e comunidade educativa um meio para facilitar a comunicação, superar limites de espaço e tempo, aproximando-a da sociedade e tornando-a cada vez mais envolvida e participativa. A tecnologia na educação requer um olhar mais abrangente, ampliando formas de aprender e de ensinar que atendam aos paradigmas de uma sociedade do conhecimento, caracterizada pela diversidade, integração e pela complexidade.
A televisão expressa para várias pessoas da sociedade os símbolos, valores e identidades que combinam ou não com eles, que gostam ou não, o que provoca uma dicotomia da visão sobre ela, sendo assim, valorizada ou desprezada, amada ou odiada, por alguns. Nesse contexto, podemos afirmar que a escola sofre influências diversas das mudanças atuais, advindas da cultura e influi também, na proporção que se abre para um novo significado das perspectivas modernas sobre a razão, a produção do conhecimento e da comunicação.

Na sala de aula, a televisão e o vídeo são ferramentas audiovisuais do uso pedagógico do professor e os programas educativos somados a esse significado, contribuem bastante para o aprendizado em sala de aula. Através deles podemos trabalhar em sala de aula com diversos assuntos e temas, e cabendo a nós professores saber escolher o vídeo certo e relacioná-lo ao assunto abordado na aula.
O vídeo educativo serve para a mobilização de alunos e professores na utilização das novas tecnologias, diversificando os recursos didáticos-pedagógicos disponíveis, aproximando o coletivo da escola da cultura do áudio visual, através de outros olhares, principalmente o educacional.
A linguagem da TV e do vídeo abre novas perspectivas de aprendizagens para alunos e professores, com utilização de recorte de imagens, som, teatralização, ilustração da fala, representação de sentimentos, animações, cenários, cores e relações interpessoais. Permite também (re)leituras, (re)interpretação que enriquecerão os debates e a prática educativa quando bem utilizados.
Diante da questão atual de significado e importância da TV e do vídeo na escola, deve ser elaborada uma proposta de aprendizagem propondo uma (re)significação, um sentido pedagógico, com o uso dos programas da televisão corretos e de vídeos educativos, para que a educação de fato atinja o objetivo de formar cidadãos críticos e autônomos, nas leituras que fazem do mundo e da realidade. Sendo assim, a TV e os vídeos são capazes de proporcionar uma pluralidade cultural e variedade de interpretações na construção do conhecimento.

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