IDENTIFICAÇÃO
Colégio Modelo Luís Eduardo
Magalhães.
TEMA
DA PROPOSTA: Conservando
a natureza ao nosso redor.
OBJETIVOS
A SEREM ATINGIDOS: Identificar
meios para conservar a natureza do nosso entorno.
PÚBLICO
A SER ENVOLVIDO: Alunos
da primeira série do Ensino Médio (trabalho por turma), Professor.
ABORDAGEM PEDAGÓGICA: Foi utilizado algumas cartilhas
do IBAMA e CEMA, esta s cartilhas mostram o quanto é importante preservar o que
existe ao nosso redor. Mostra os vários biomas e o quanto a falta de
preservação esta afetando de maneira direta em nossa saúde. A leitura das cartilhas
com os alunos deu para os alunos uma visão do todo em que vivemos. Logo depois
da leitura foi realizado um roteiro criado em comum entre alunos e professor, e
depois foi apresentando um debate onde aborda o quanto é linda natureza que
existe em nosso entorno.
MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS: Data Show, Computadores
conectados à internet, TV pen-drive.
OUTROS
RECURSOS: Mapas
satélites e Cartilhas.
PROPOSTA
PRELIMINAR DAS ETAPAS/AÇÕES A SEREM REALIZADAS.
1. Após a leitura das cartilhas. Definimos alguns conceitos de preservação e como preservar .
A) Mostrar que o maior degradante da natureza de entorno somos nos e os meios externos grandes centros urbanos e todos os degradantes produzidos nestes centros
2. Apresentar aos alunos uma breve explanação do assunto utilizando o Data Show e TV pen-drive.
3. Discutir com os alunos por que as nossa ações dentro
de nossa casa pode estar preservando a natureza de redor.
4. Mostrar como se faz a avaliação de preservação
cotidiana.
5. Além das discussões, promover algumas práticas simples para que os alunos aprendam a estimar o consumo e o desperdício. Embora o uso doméstico represente apenas 12% da degradação no mundo, número pequeno frente aos 24% da utilização industrial ou aos 71% da agrícola, é o que permite maior economia em curto prazo e com pouco investimento.
8. Promover
uma discussão no colégio e comunidade convidando-os para que participem de uma fórum
de discussão através do msn disponibilizando os dados encontrados e apontando
possíveis soluções para o correção de degradações ambientais.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS.
Cartilhas para a
Conscientização - IBAMA Água: Origem, Uso e Preservação,
S.M. Branco, Ed. Brasil.
Boas praticas em busca de uma preservação - CEMA, CEMA-BA, Bahia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário