sexta-feira, 29 de junho de 2012

Conservando a natureza ao nosso redor

IDENTIFICAÇÃO
Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.
 
TEMA DA PROPOSTA: Conservando a natureza ao nosso redor.

OBJETIVOS A SEREM ATINGIDOS: Identificar meios para conservar a natureza do nosso entorno.

PÚBLICO A SER ENVOLVIDO: Alunos da primeira série do Ensino Médio (trabalho por turma), Professor.

ABORDAGEM PEDAGÓGICA: Foi utilizado algumas cartilhas do IBAMA e CEMA, esta s cartilhas mostram o quanto é importante preservar o que existe ao nosso redor. Mostra os vários biomas e o quanto a falta de preservação esta afetando de maneira direta em nossa saúde. A leitura das cartilhas com os alunos deu para os alunos uma visão do todo em que vivemos. Logo depois da leitura foi realizado um roteiro criado em comum entre alunos e professor, e depois foi apresentando um debate onde aborda o quanto é linda natureza que existe em nosso entorno.

MÍDIAS E TECNOLOGIAS A SEREM UTILIZADAS: Data Show, Computadores conectados à internet, TV pen-drive.

OUTROS RECURSOS: Mapas satélites e Cartilhas.

PROPOSTA PRELIMINAR DAS ETAPAS/AÇÕES A SEREM REALIZADAS.

1. Após a leitura das cartilhas. Definimos alguns conceitos de preservação e como preservar .


 
A) Mostrar que o maior degradante da natureza de entorno somos nos e os meios externos grandes centros urbanos e todos os degradantes produzidos nestes centros
2. Apresentar aos alunos uma breve explanação do assunto utilizando o Data Show e  TV pen-drive.

3. Discutir com os alunos por que as nossa ações dentro de nossa casa pode estar preservando a natureza de redor.

4. Mostrar como se faz a avaliação de preservação cotidiana.

5. Além das discussões, promover algumas práticas simples para que os alunos aprendam a estimar o consumo e o desperdício. Embora o uso doméstico represente apenas 12% da degradação no mundo, número pequeno frente aos 24% da utilização industrial ou aos 71% da agrícola, é o que permite maior economia em curto prazo e com pouco investimento.

8. Promover uma discussão no colégio e comunidade convidando-os para que participem de uma fórum de discussão através do msn disponibilizando os dados encontrados e apontando possíveis soluções para o correção de degradações ambientais.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

Cartilhas para a Conscientização - IBAMA Água: Origem, Uso e Preservação, S.M. Branco, Ed. Brasil.

Boas praticas em busca de uma preservação - CEMA, CEMA-BA, Bahia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário