Se você
acredita que blogs são coisas apenas para adolescentes que gostam de espalhar
suas aventuras pela rede, pode se preparar para rever seus conceitos.
Cada vez mais educadores vêm percebendo - e
valorizando - o potencial pedagógico desta e de outras ferramentas disponíveis
na Internet, além dos bons momentos de diversão para alunos e professores que
são proporcionadas pelo recurso.
Experiências bem-sucedidas não faltam para
convencer aqueles que ainda não se renderam aos seus encantos.
"O blog traz infinitas possibilidades para a
educação. Devemos incentivar seu uso, não brecá-lo", argumenta Clausia
Mara Muzinatti, professora de informática do Colégio Dante Alighieri, de São
Paulo (SP).
Fã do uso dos diários virtuais na educação, Clausia
diz que os espaços devem ser um recurso mais explorado pelos professores, por
serem de fácil utilização e, principalmente, por falarem a linguagem dos
alunos.
"Os alunos aprovam a idéia e se sentem à
vontade com a publicação de seus trabalhos na internet", acrescenta.
"Imaginação é o limite"
Democráticos, os blogs, a exemplo do MSN Spaces,
inteiramente gratuito, podem e devem ser utilizados por professores como
complemento ao ensino de todas as matérias, do ensino infantil ao superior.
Produção de textos, narrativas, poemas, análise de
obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões
de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos - tudo
é possível por meio do blog.
Para Jarbas Novelino Barato, professor de
Tecnologia Educacional do Senac-SP e autor de diversos livros na área, tudo
depende da imaginação do educador na hora de propor as atividades.
"É um espaço muito interessante, autoral. Os
alunos se sentem orgulhosos e querem realizar bons trabalhos, que sejam
valorizados pelos outros. Se o professor souber aproveitar, poderá ter ótimos
resultados", explica.
Estímulo à criatividade
A própria linguagem dos blogs, que permite a
socialização por meio de comentários, faz com que os estudantes se sintam
motivados a inovar com mais liberdade que nos meios tradicionais.
"Não podemos mais inibir o aluno, que já está
tão acostumado com aquela caneta vermelha rabiscando o texto. O interessante do
blog é que o estudante se manifeste sem restrições, interagindo com outros
alunos e professores", enfatiza o professor Jarbas.
Opinião semelhante é a da educadora Suzana
Gutierrez, pesquisadora do Núcleo de Estudos, Experiências e Pesquisas em
Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE), da Universidade Federal do
Rio Grande do Sul (UFRGS), estudiosa do tema desde 2002.
"Para que as possibilidades como colaboração,
co-autoria, autonomia, expressão pessoal, sejam plenamente satisfeitas, é
importante que a proposta do blog permita isso", salienta.
Segundo Suzana, não adianta criar um blog no qual
os comentários sejam moderados ou que exijam senhas para acesso ao conteúdo.
"Senão, é como se fosse um caderno digital de uma proposta de ensino
convencional".
Na onda dos fotologs
Até os fotologs, diários de fotos online, tão
populares entre os jovens, podem trazer contribuições valiosas para a educação,
como conta a professora Eliana Maria Gastaldi, professora e coordenadora da
sala de Informática da Escola Municipal João Costa, de Joinville-SC:
"Quando os alunos viajam para algum lugar,
para fazer estudo do meio, incentivamos que publiquem as fotos no fotolog. Eles
adoram e fazem comentários sobre o que viram e aprenderam".
A professora lembra de um passeio que os estudantes
da 4ª série da escola fizeram para a cidade histórica de São Francisco do Sul,
em Santa Catarina, em setembro de 2005 http://passeiosaochico.nafoto.net/.
Na volta, ficaram empolgados com a idéia de
registrar tudo na internet. Não faltaram comentários sobre o lanchinho, as
aventuras e os pontos turísticos.
Crie já o seu
Com tantas possibilidades pedagógicas, não dá para
ignorar o quanto os blogs e fotologs podem contribuir positivamente no processo
ensino-aprendizagem e aumentar a comunicação dos educadores e alunos. Siga
nossas orientações e crie o seu agora mesmo!
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Capriche na proposta da atividade. Ela deverá ser
bastante atraente, para que os alunos se sintam motivados a pesquisar e
publicar.
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Trata-se de um blog colaborativo (todos os alunos
participam), individual ou em grupos?
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Veja também se irá avaliá-los pelo blog e avise
quais critérios serão observados.
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Publique textos complementares, dicas de links,
imagens e notícias relacionadas ao assunto com freqüência, para movimentar os
debates no blog.
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Estimule a criatividade de seus alunos,
permitindo que se manifestem sem muitas restrições.
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Aproveite o espaço virtual para ampliar debates
que ficaram de fora na sala de aula.
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Mas lembre-se: o mais importante para o sucesso da
empreitada é que alunos e professores se sintam à vontade com o novo recurso à
disposição. Aproveite o momento - é hora de blogar!
Reportagem: Vivian Ragazzi
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