sábado, 7 de julho de 2012

SUGESTÃO PODCAST EM ATIVIDADE COM ALUNOS


Webquest - Tudo Vem da África
Semana da Consciência Negra
Série: Ensino Médio

Disciplinas(s) Envolvidas:
Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Informática, História, Geografia, Biologia.


INTRODUÇÃO

Esse projeto sobre África além de contemplar a Lei nº10.639/03 também basea-se em tecnologia educacional e como elas podem ser utilizadas no processo ensino-aprendizado, a idéia surgio a partir do momento que percebemos que os alunos deixam de ir para as aulas para ficarem em lan-hauses nas proximidades das escolas pensando nisso é que nos atentamos em utilizar a Internet como forma de despertar o interesse pelo aprendizado virtual utilizando uma ferramenta que virou febre entre os adolescentes que é o Orkut onde nele podemos hospedar Podcast através dos RSS (Feeds) aulas em formato de MP3 onde os alunos podem ouvir e fazer downloads dos episódios e conteúdos postados no seu orkut.
O conteúdo de um podcast (também chamado de “episódio”) pode ser qualquer coisa: trecho de música, conteúdos de disciplinas, entrevistas, treinamentos, palestras etc. Para resumir pode ser qualquer arquivo de áudio.
O podcast já faz parte do dia-dia das pessoas, principalmente daquelas que passam vários minutos ou horas se deslocando de um lugar para outro e daquelas que adoram ouvir programas durante atividade, seja no trabalho ou em casa ou na escola. Rádios mais antenadas na realidade atual já aderiram á idéia de disponibilizar em seus sites os seus principais programas gravados em podcasts. Assim, se o aluno não tiver tempo de ler o conteúdo de uma prova ele pode escutá-lo direto no PC, no player de MP3, no celular ou em um PDA. No Brasil, a rádio CBN é um dos melhores exemplos desse segmento: a maior parte de sua programação diária está disponível para o ouvinte acessar quando achar mais conveniente.
Mas não são só as rádios que já aderiram a esse segmento. Hoje, encontramos todo tipo de podcast na web – desde aqueles com puro papo furado até muitos outros com assuntos superinteressantes. Neste projeto vamos mergulhar fundo no universo dos podcasts seguindo os passo aqui na Webquest.



Tarefas

Os alunos serão responsáveis em criar programas referentes aos seguintes temas: 1- Políticas Afirmativas 2- O Negro na Mídia 3- África Ontem , África Hoje: Riquezas e Pobrezas 4- Contribuição da África nas Ciências, nas Artes, na Cultura, na História da Humanidade.

Para que isto aconteça da melhor forma siga os passos do Processo

PROCESSO

Nossas atividades terá duração de oito(8) semanas; 1. Dividida a sala em 4 grupos onde cada grupo irá criar seu Podcast sobre a África entre 4 a 6 episódios. 2. Visitaremos vários sites que falam sobre a África para escolher e organizar os elementos que dizem respeito aos temas citados pela ordem indicada: Cada equipe deverá elaborar um episódio sobre cada tema citado (bem Criativo!!!) ilustrado para postar na radioweb e apresentar no dia da Culminância do projeto. · Um programa só de entrevistas com personalidades negras sob a questão das políticas afirmativas e o Negro na Mídia.


Professores:


Participar no planejamento e avaliação; Demonstrar as ferramentas existentes na Internet, para criação da Radio Web, da Wikiespaces e elaboração de Podcast e seus agregadores (Itunes, Winamp), demonstrar pra que serve um RSS(Feeds) e demonstrar como utilizar as licenças Ceative Commons.
Acompanhar através da Wiki o que está sendo produzido pelos alunos e mediar as atividades dos alunos;
Organizar a sala de informática para a pesquisa e gravação dos áudios;

Alunos:

Participar das atividades propostas;
Pesquisar imagens relacionada ao tema para elaboração de pequenos curtas em VCD.
Publicar esses programas na Radio da Escola
Criação do Podcast.
Utilização do Evoca (programa de gravação de voz on-line)

Obs:Tudo que conseguirmos encontrar será organizado em arquivo salvo em meus documentos em nosso computador, com o nome África. Devemos também ter cópias físicas disquete, cd, etc. Escrita: forma de texto final, e apresentação dos videos no dia 20 de Novembro no pátio da escola e devemos continuar a pesquisar na rede, na biblioteca da escola, em revistas, vídeos e demais fontes que forem contribuir para a atividade final que é a contrução do Podcast..


AVALIAÇÃO

Considerando que o aluno constrói o seu próprio conhecimento, a abordagem pedagógica elege a concepção sócio-interacionista dessa maneira a avaliação será de acordo com o processo de construção de cada grupo. Conclusão O “berço da humanidade”. Não só onde, porque pela primeira vez, aparecer por lá a espécie Homo sapiens, mas também grande parte do seus antepassados, os Australopithecus (que significa “macacos” do sul”), os Pithecanthropus (que significa “macaco-homem”) e, finalmente, o gênero Homo (ver Swartkrans, por exemplo). .Fora que é dela o Ishango, ginga,samba,atabaques e agogôs,o sentimento Wawaaba,o Unsun... e porque não lembrar do caruru,vatapá..da mochila.. enfim de quilombos e quilombolas....Sendo assim ela é a mãe de todas as pátrias. Nós através desta viajem iremos fortalecer ainda mais sua contribuição a nossa história.... O que você acha ?? Tudo começou por lá mesmo , Tudo Vem da África mesmo,??? Então mãos a obra e tire suas próprias conclusões !


Nenhum comentário:

Postar um comentário