sábado, 7 de julho de 2012

Potencial Educativo do Podcast


A utilização do Podcast em educação pode trazer imensas vantagens para a educação entre as quais podemos destacar:


a) O maior interesse na aprendizagem dos conteúdos devido a uma nova modalidade de ensino introduzida na sala de aula;
  
b) É um recurso que nos ajuda diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos visto que os mesmos podem escutar inúmeras vezes um mesmo episódio a fim de melhor compreenderem o conteúdo abordado;

c) A possibilidade da aprendizagem tanto dentro como fora da escola;

d) Se os alunos forem estimulados a gravar episódios aprendem muito mais, pois terão maior preocupação em preparar um bom texto e disponibilizar um material correcto e coerente para os colegas;

e) Falar e ouvir constitui uma atividade de aprendizagem muito mais significativa do que o simples ato de ler.

  
Por outro lado, como os trabalhos no podcast são geralmente realizados em grupo e a investigação mostra que a aprendizagem colaborativa tem vantagens sobre a individualizada, temos mais um argumento a favor da utilização desta nova ferramenta em contexto pedagógico. Convém salientar que o Podcast não se limita à simples utilização do Ipod ou do MP3 na educação. O que faz a diferença desta ferramenta relativamente ao simples descarregar de ficheiros áudio da Internet, são o RSS bem como a facilidade de criação e gravação de episódios diretamente na web. Quando um utilizador subscreve o serviço RSS é notificado via e-mail todas as vezes que a página do seu podcast é atualizada o que faz com que o utilizador não precise consultar os podcasts diariamente, porém estando sempre a par das últimas novidades postadas pelos professores/ autores do podcast.
Não há um modelo de ensino ideal nem mesmo uma ferramenta que prometa resolver todos os problemas do ensino e da aprendizagem humana. O podcast deve ser entendido como mais uma ferramenta que pode ser utilizada em contexto pedagógico, que possui atributos específicos e diferenciais que podem (e devem) ser combinados com outros métodos e com outras ferramentas em prol da melhoria da aprendizagem dos alunos. Para Moura e Carvalho (2006), o Podcast parece funcionar bem com alunos motivados, que detenham competências a nível tecnológico e ainda quando o propósito que determinou a sua concepção vai de encontro às necessidades dos alunos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário