A
utilização do Podcast em educação pode trazer imensas vantagens para a educação
entre as quais podemos destacar:
a)
O maior interesse na aprendizagem dos conteúdos devido a uma nova modalidade de
ensino introduzida na sala de aula;
b)
É um recurso que nos ajuda diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos visto
que os mesmos podem escutar inúmeras vezes um mesmo episódio a fim de melhor
compreenderem o conteúdo abordado;
c)
A possibilidade da aprendizagem tanto dentro como fora da escola;
d)
Se os alunos forem estimulados a gravar episódios aprendem muito mais, pois
terão maior preocupação em preparar um bom texto e disponibilizar um material correcto
e coerente para os colegas;
e)
Falar e ouvir constitui uma atividade de aprendizagem muito mais significativa
do que o simples ato de ler.
Por
outro lado, como os trabalhos no podcast são geralmente realizados em grupo e a
investigação mostra que a aprendizagem colaborativa tem vantagens sobre a
individualizada, temos mais um argumento a favor da utilização desta nova
ferramenta em contexto pedagógico. Convém salientar que o Podcast não se limita
à simples utilização do Ipod ou do MP3 na educação. O que faz a diferença desta
ferramenta relativamente ao simples descarregar de ficheiros áudio da Internet,
são o RSS bem como a facilidade de criação e gravação de episódios diretamente
na web. Quando um utilizador subscreve o serviço RSS é notificado via e-mail
todas as vezes que a página do seu podcast é atualizada o que faz com que o
utilizador não precise consultar os podcasts diariamente, porém estando sempre
a par das últimas novidades postadas pelos professores/ autores do podcast.
Não
há um modelo de ensino ideal nem mesmo uma ferramenta que prometa resolver
todos os problemas do ensino e da aprendizagem humana. O podcast deve ser
entendido como mais uma ferramenta que pode ser utilizada em contexto
pedagógico, que possui atributos específicos e diferenciais que podem (e devem)
ser combinados com outros métodos e com outras ferramentas em prol da melhoria
da aprendizagem dos alunos. Para Moura e Carvalho (2006), o Podcast parece
funcionar bem com alunos motivados, que detenham competências a nível
tecnológico e ainda quando o propósito que determinou a sua concepção vai de
encontro às necessidades dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário