terça-feira, 20 de outubro de 2009

Hipertexto


Olá Colegas,



O hipertexto é um meio de estruturar um texto de maneira que diversas informações possam ser acessadas de modo não seqüencial pelo leitor em links eletrônicos, ou seja, permite ao leitor desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos no texto, com o objetivo de aprofundar a compreensão do texto inicial.
O hipertexto é uma ferramenta que facilita o ensino e aprendizagem, fazendo com que estes aconteçam por meio da descoberta, pois ao acessar os links desejados, passamos a participar ativamente de um processo de busca e construção de novos conhecimentos, por meio das diversas fontes (palavras, textos, páginas, imagens, gráficos , sequências sonoras, documentos complexos ), realizando um passeio por outros sites.
O trabalho com o uso de hipertextos é realmente fascinante, pois possibilita a produção de textos e proporciona através da navegação a construção de inúmeros novos conhecimentos, de forma dinâmica e ao mesmo tempo insere no processo educacional novas descobertas do mundo digital.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser seguido pelo usuário, agregando-se no percurso recursos fundamentais, como sons, imagens, animação, textos, tornando desta forma a consulta muito mais fácil, atraente e prazerosa.

3 comentários:

  1. Que legal o seu blog garota!Parabéns!muito legal mesmo.

    Maria José

    ResponderExcluir
  2. Parabéns... Falar em hipertexto utilizando hipertexto tem tudo haver, não é mesmo?
    Concordo quando diz que o hipertexto permite que a aprendizagem aconteça por meio da descoberta, afinal de contas, quando trilhamos o caminho pelo qual queremos seguir em um hipertexto, estamos fazendo escolhas e essas escolhas nos levarão a novas descobertas e a novos conhecimentos.

    ResponderExcluir