sexta-feira, 29 de junho de 2012



Análise do Filme Besouro


1- O filme retrata uma época na qual os negros ainda não tinham conquistado sua liberdade, embora formalmente fossem considerados livres, alguns ex-escravos encontraram um caminho para lutar pelos seus direitos, uma estranha coreografia que mesclava luta e dança, conhecida como Capoeira. Descreva como eram tratados no filme os negros no Recôncavo Baiano, após quase 40 anos de abolição?
2- O filme engloba aspectos culturais muito interessantes e que para nós brasileiros andam esquecidos ou marginalizados. Quais elementos da cultura negra estão presentes no filme? E qual recebeu mais destaque? Por quê?
3- “Besouro” conta a história de um vilarejo do interior da Bahia, da década de 20 do século XX, que vive sobre a opressão de um coronel da cana-de-açúcar. Por quê o nome do filme era Besouro? Se você pudesse dar outro nome qual seria? Por quê?

4- O personagem Besouro, capoeirista e criado ali mesmo, recebe uma missão divina para lutar pelo seu povo. Descreva o personagem Besouro e explique qual a sua importância no filme?
5- A mais famosa música sobre Besouro, contudo, é essa abaixo, conhecida por todo mundo que já jogou capoeira. Conta à trajetória da vida do herói, que terminou tragicamente assassinado. Ninguém sabe exatamente como ele morreu, mas rezam as lendas - que a música abaixo reproduz - de que ele foi ferido com uma faca de ticum, espécie de madeira que, de acordo com as tradições do candomblé, é o único material capaz de ferir quem tem corpo fechado. A partir dos versos e das imagens abaixo, escolha uma cena do filme que retrate estes, relate e faça um comentário pessoal.

Besouro preto

Quem é você que acaba de chegar                                               
Eu sou Besouro Preto
Besouro de Mangangá
Eu vim lá de Santo Amaro
Vim aqui só pra jogar
Quem é você que acaba de chegar
Quem é você que acaba de chegar
Eu sou Besouro Preto
Besouro de Mangangá
Ando com corpo fechado
Carrego meu patuá
Quem é você que acaba de chegar
Quem é você que acaba de chegar
   Me chamam Besouro Preto                                  
Besouro de Mangangá
Bala de rifle nào me pega
Que dirá faca de matar
Quem é você que acaba de chegar
Quem é você que acaba de chegar
Aqui em Maracangalha
Você não vai escapar
Contra faca de ticum
Ninguém pode se salvar
Quem é você que acaba de chegar
Quem é você que acaba de chegar            

Questões sobre o filme Quem quer ser um milionário?


Olá colegas,

O último vídeo utilizado no ensino médio esse ano de 2009 foi – Quem quer ser um milionário? - direção:  Danny Boyle, para discutir questões da nossa atualidade. O ator principal, Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas. O filme visto foi muito emocionante, comovente e interessante, os alunos gostaram muito dessa proposta de atividade, na qual, foi preparado o seguinte roteiro para análise em dupla e posterior discussão na sala:
1. Relacione Questões sobre o filme Quem quer ser um milionário?

1. À medida que o jovem acerta as questões do jogo, sofre torturas físicas e psicológicas, porque os organizadores subestimaram sua capacidade, já que o garoto vem de uma favela e supostamente não tinha instrução escolar. No entanto, ele consegue vencer. Diante dessa situação, reflita:
·        O conhecimento só se adquire em sal de aula?
·        Quais as outras formas de aquisição?
2. A vivência do jovem favorece seus acertos no jogo. De que forma o filme mostra isso? Dê exemplos.
3. Que relação podemos fazer com os fatos abordados no filme com os do nosso dia-a-dia?
4. Que reflexão vocês fizeram acerca da vida a partir do filme visto?
5. Faça uma crítica positiva e uma negativa sobre o filme assistido.
6. Dê outro título ao filme e justifique sua escolha.
7. Relacione o título do filme aos fatos abordados.
8. Quais as problemáticas apontadas pelo filme?

RESGATANDO SUAS VIVÊNCIAS


Analisei as sugestões de aulas indicadas e pude constatar que são aulas dinâmicas e bem interessantes, voltadas para uma aprendizagem mais significativa, na qual o uso de tecnologias é fundamental para o processo de ensino/aprendizagem. Segue abaixo minhas anotações.

1. Quais as sugestões analisadas?

A 1ª Sugestão: O Rio e a Paisagem, que fala sobre uma aula em que visita um rio e a apresentação de um vídeo.
A 3ª Sugestão: O Bafômetro e o Número de Oxidação, que traz uma aula no laboratório de informática ou uma aula prática no laboratório de química.

2. Quais os recursos tecnológicos utilizados?

Na 1ª Sugestão: O Rio e a Paisagem : Máquina Fotográfica, vídeo, Datashow, projetor, computadores e/ou computador adaptado à televisão, DVD.
Na 3ª Sugestão: O Bafômetro e o Número de Oxidação : Computador, Internet e vários recursos.

3. A sugestão de aula prevê o uso de diferentes mídias? Quais?

Na 1ª Sugestão: O Rio e a paisagem: Sim. DVD, televisão.
Na 3ª Sugestão: O Bafômetro e o Número de Oxidação: Sim. Computador,CD´s.

4. O que você gostaria de perguntar ao professor que desenvolveu essa sugestão?

Na sua escola, existe um laboratório de informática?
Na pesquisa de campo, houve participação de outros professores?
O que os alunos acharam desse tipo de aula?
De que forma você avalia seu trabalho com esse tipo de aula?

EXPLORAÇÃO DO VIDEO EM SALA DE AULA


VIDEO ESCOLHIDO: BRASIL COLÔNIA  -  PARTE 1



TIPO DE VÍDEO: VÍDEO AULA

ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS

RESUMO: O filme retrata o período colonial e refere-se aos primeiros tempos da colonização Portuguesa em nosso país, ressaltando os primeiros contatos, formas de trabalho, primeiras atividades econômicas, fundação de vilas, chegando até a administração colonial.

OBJETIVOS: Instigar a formação crítica diante do passado colonial, compreendendo a colonização dentro da dinâmica da expansão européia portuguesa. Identificação de problemas/questões presentes no processo de constituição do território e cultura brasileiros.


DURAÇÃO: 6:58

NIVEL/SÉRIE: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO

PROPOSTA/AÇÕES: A partir do filme proposto assistido, os alunos deverão dialogar e discutir em grupo sobre as questões levantadas referentes ao Brasil Colônia, como primeiros contatos, formas de trabalho, ciclos econômicos e administração colonial. Logo após as discussões, deverão responder a um questionário de análise do filme e produzir individualmente um texto sobre o tema, ao final apresentando-o a turma.

quinta-feira, 28 de junho de 2012