Esse blog é destinado a todos que tenham interesse por temas que abordem as novas tecnologias de comunicaçao e informação aplicadas na educação e temas que são importantes para os dias atuais. Esse espaço é de vocês, visitem, leiam, opinem e dê sugestões. Um abraço.
sexta-feira, 29 de junho de 2012
Análise do Filme Besouro
1- O filme retrata uma época na qual os negros ainda não tinham
conquistado sua liberdade, embora formalmente fossem considerados livres,
alguns ex-escravos encontraram um caminho para lutar pelos seus direitos, uma
estranha coreografia que mesclava luta e dança, conhecida como Capoeira.
Descreva como eram tratados no filme os negros no Recôncavo Baiano, após quase
40 anos de abolição?
2- O filme engloba
aspectos culturais muito interessantes e que para nós brasileiros andam
esquecidos ou marginalizados. Quais elementos da cultura negra estão presentes
no filme? E qual recebeu mais destaque? Por quê?
3- “Besouro” conta a
história de um vilarejo do interior da Bahia, da década de 20 do século XX, que
vive sobre a opressão de um coronel da cana-de-açúcar. Por quê o nome do filme
era Besouro? Se você pudesse dar outro nome qual seria? Por quê?
4- O personagem Besouro,
capoeirista e criado ali mesmo, recebe uma missão divina para lutar pelo seu
povo. Descreva o personagem Besouro e explique qual a sua importância no filme?
5- A mais famosa música
sobre Besouro, contudo, é essa abaixo, conhecida por todo mundo que já jogou
capoeira. Conta à trajetória da vida do herói, que terminou tragicamente
assassinado. Ninguém sabe exatamente como ele morreu, mas rezam as lendas - que
a música abaixo reproduz - de que ele foi ferido com uma faca de ticum, espécie
de madeira que, de acordo com as tradições do candomblé, é o único material
capaz de ferir quem tem corpo fechado. A partir dos versos e das imagens
abaixo, escolha uma cena do filme que retrate estes, relate e faça um
comentário pessoal.
Besouro preto
Quem
é você que acaba de chegar
Eu
sou Besouro Preto
Besouro de Mangangá
Eu vim lá de Santo Amaro
Vim aqui só pra jogar
Quem é você que acaba de chegar
Quem é você que acaba de chegar
Besouro de Mangangá
Eu vim lá de Santo Amaro
Vim aqui só pra jogar
Quem é você que acaba de chegar
Quem é você que acaba de chegar
Eu
sou Besouro Preto
Besouro de Mangangá
Ando com corpo fechado
Carrego meu patuá
Quem é você que acaba de chegar
Quem é você que acaba de chegar
Besouro de Mangangá
Ando com corpo fechado
Carrego meu patuá
Quem é você que acaba de chegar
Quem é você que acaba de chegar
Me
chamam Besouro Preto
Besouro de Mangangá
Bala de rifle nào me pega
Que dirá faca de matar
Quem é você que acaba de chegar
Quem é você que acaba de chegar
Besouro de Mangangá
Bala de rifle nào me pega
Que dirá faca de matar
Quem é você que acaba de chegar
Quem é você que acaba de chegar
Aqui
em Maracangalha
Você não vai escapar
Contra faca de ticum
Ninguém pode se salvar
Quem é você que acaba de chegar
Quem é você que acaba de chegar
Você não vai escapar
Contra faca de ticum
Ninguém pode se salvar
Quem é você que acaba de chegar
Quem é você que acaba de chegar
Questões sobre o filme Quem quer ser um milionário?
Olá colegas,
O último vídeo utilizado no ensino médio esse ano de 2009 foi – Quem quer ser um milionário? - direção: Danny Boyle, para discutir questões da nossa atualidade. O ator principal, Jamal K. Malik (Dev Patel) é um jovem que trabalha servindo chá em uma empresa de telemarketing. Sua infância foi difícil, tendo que fugir da miséria e violência para conseguir chegar ao emprego atual. Um dia ele se inscreve no popular programa de TV "Quem Quer Ser um Milionário?". Inicialmente desacreditado, ele encontra em fatos de sua vida as respostas das perguntas feitas. O filme visto foi muito emocionante, comovente e interessante, os alunos gostaram muito dessa proposta de atividade, na qual, foi preparado o seguinte roteiro para análise em dupla e posterior discussão na sala:
1. Relacione Questões sobre o filme Quem quer ser um
milionário?
1. À medida que o jovem acerta as questões do jogo, sofre torturas
físicas e psicológicas, porque os organizadores subestimaram sua capacidade, já
que o garoto vem de uma favela e supostamente não tinha instrução escolar. No
entanto, ele consegue vencer. Diante dessa situação, reflita:
· O conhecimento
só se adquire em sal de aula?
· Quais as outras
formas de aquisição?
2. A vivência do
jovem favorece seus acertos no jogo. De que forma o filme mostra isso? Dê
exemplos.
3. Que relação podemos fazer com os fatos abordados no filme com
os do nosso dia-a-dia?
4. Que reflexão vocês fizeram acerca da vida a partir do filme
visto?
5. Faça uma crítica positiva e uma negativa sobre o filme
assistido.
6. Dê outro título ao filme e justifique sua escolha.
7. Relacione o título do filme aos fatos abordados.
8. Quais as problemáticas apontadas pelo filme?
RESGATANDO SUAS VIVÊNCIAS
Analisei
as sugestões de aulas indicadas e pude constatar que são aulas dinâmicas e bem
interessantes, voltadas para uma aprendizagem mais significativa, na qual o uso
de tecnologias é fundamental para o processo de ensino/aprendizagem. Segue
abaixo minhas anotações.
1. Quais as sugestões analisadas?
A 1ª
Sugestão:
O Rio e a Paisagem, que
fala sobre uma aula em que visita um rio e a apresentação de um vídeo.
A 3ª Sugestão: O Bafômetro e o Número de
Oxidação, que traz uma aula no laboratório de informática ou uma
aula prática no laboratório de química.
2. Quais os recursos tecnológicos utilizados?
Na 1ª
Sugestão:
O Rio e a Paisagem : Máquina
Fotográfica, vídeo, Datashow,
projetor, computadores e/ou computador adaptado à televisão, DVD.
Na 3ª Sugestão: O
Bafômetro e o Número de Oxidação : Computador, Internet e vários recursos.
3. A sugestão de aula prevê o uso de diferentes mídias?
Quais?
Na 1ª Sugestão: O Rio e
a paisagem: Sim.
DVD, televisão.
Na 3ª Sugestão: O
Bafômetro e o Número de Oxidação: Sim. Computador,CD´s.
4. O que você gostaria de perguntar ao professor que
desenvolveu essa sugestão?
Na sua escola, existe um laboratório de
informática?
Na pesquisa de campo, houve participação de
outros professores?
O que os alunos acharam desse tipo de aula?
De que forma você avalia seu trabalho com
esse tipo de aula?
EXPLORAÇÃO DO VIDEO EM SALA DE AULA
VIDEO
ESCOLHIDO: BRASIL COLÔNIA - PARTE 1
TIPO DE VÍDEO: VÍDEO AULA
ÁREA DE CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS
RESUMO: O filme retrata o período colonial e
refere-se aos primeiros tempos da colonização Portuguesa em nosso país,
ressaltando os primeiros contatos, formas de trabalho, primeiras atividades
econômicas, fundação de vilas, chegando até a administração colonial.
OBJETIVOS: Instigar a formação
crítica diante do passado colonial, compreendendo a colonização dentro da
dinâmica da expansão européia portuguesa. Identificação de problemas/questões
presentes no processo de constituição do território e cultura brasileiros.
DURAÇÃO: 6:58
NIVEL/SÉRIE: 2º ANO DO ENSINO MÉDIO
PROPOSTA/AÇÕES: A partir do filme
proposto assistido, os alunos deverão dialogar e discutir em grupo sobre as
questões levantadas referentes ao Brasil Colônia, como primeiros contatos,
formas de trabalho, ciclos econômicos e administração colonial. Logo após as
discussões, deverão responder a um questionário de análise do filme e produzir
individualmente um texto sobre o tema, ao final apresentando-o a turma.
quinta-feira, 28 de junho de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)