terça-feira, 20 de outubro de 2009

Hipertexto


Olá Colegas,



O hipertexto é um meio de estruturar um texto de maneira que diversas informações possam ser acessadas de modo não seqüencial pelo leitor em links eletrônicos, ou seja, permite ao leitor desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos no texto, com o objetivo de aprofundar a compreensão do texto inicial.
O hipertexto é uma ferramenta que facilita o ensino e aprendizagem, fazendo com que estes aconteçam por meio da descoberta, pois ao acessar os links desejados, passamos a participar ativamente de um processo de busca e construção de novos conhecimentos, por meio das diversas fontes (palavras, textos, páginas, imagens, gráficos , sequências sonoras, documentos complexos ), realizando um passeio por outros sites.
O trabalho com o uso de hipertextos é realmente fascinante, pois possibilita a produção de textos e proporciona através da navegação a construção de inúmeros novos conhecimentos, de forma dinâmica e ao mesmo tempo insere no processo educacional novas descobertas do mundo digital.
O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser seguido pelo usuário, agregando-se no percurso recursos fundamentais, como sons, imagens, animação, textos, tornando desta forma a consulta muito mais fácil, atraente e prazerosa.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Aprendendo e Ensinando com as TIC's

Este blog é dedicado a todos aqueles que desejam introduzir em sua prática pedagógica diária o uso das TIC's, para que suas aulas se tornem mais interessantes, criativas, dinâmicas e inovadoras. Com o uso das TIC's na Educação, são várias as mudanças e descobertas nas formas de ensino e aprendizagem.
As TIC's são ferramentas valiosas para a prática pedagógica, auxiliando na construção, interação e divulgação de informações e conhecimentos que o educando, sob a orientação do professor, vai processando no decorrer de seu aprendizado e reformulando conceitos e atitudes, que provavelmente serão modificados pela utilização e aplicabilidade das mídias em seu dia-a-dia em sala de aula ou mesmo fora.
O êxito no uso das novas tecnologias dependerá do compromisso e interesse dos profissionais da educação, bem como de sua aplicabilidade em sala de aula e devido planejamento das atividades. è importante que as novas tecnologias sejam um instrumento positivo e aliadas na construção de novas informações e conhecimentos nas escolas, pois lembrem-se que somente é através da articulação dos saberes que se transformam as práticas diárias e se constroem novos conhecimentos.
Portanto, colegas sejam todos bem vindos a esse espaço que é nosso, no qual poderão criticar, opinar, ler, escrever ou simplesmente acrescentar novos saberes ao nosso aprendizado contínuo.
Um grande abraço a todos e vamos lá!